Ultima Atualização 19/04/2007

 

Diretório Acadêmico de Economia

Aos Departamentos e Estudantes de Graduação e Mestrado

Com o propósito de procurar compreender e interar-se a respeito do seu papel e o dos professores no desenvolvimento da graduação em Ciências Econômicas, os estudantes da faculdade de Ciências Econômicas da UFBA vêm se mobilizando no sentido de promover debates, reflexões, duvidas e questionamentos. Este documento tem como objetivo por a par os departamentos, bem como todos os estudantes, que por algum motivo ou por outro, não participaram de duas reuniões ocorridas na sala da congregação da FCE neste mês de abril.

        É visível a apatia que toma conta da nossa faculdade e a falta de relação existente entre os seus membros constituintes, como o corpo discente, docente. Há uma clara falta de dialogo entre os estudantes da graduação e seus professores, entre os estudantes do mestrado e os estudantes da graduação. Falta informações sobre o que acontece na realidade no ambiente acadêmico, falta uma política agressiva de fomento à pesquisa na graduação. Dentre o quadro dos professores existente com formação de doutoramento pouco se sabe de seus trabalhos desenvolvidos, de suas linhas de pesquisa, de seus interesses enquanto elite pensante da sociedade. Não se observar claramente os critérios de licenciamento dos docentes para servir os diversos governos, federal, estadual e municipal. Neste particular, só percebe-se a saída de capital humano e não se observa um retorno para a instituição. Enquanto isso os sedimentos que estrutura o curso de graduação e mestrado se vai e a letargia se assenta no comportamento tanto dos estudantes, quanto dos professores. Malmente temos em nossa faculdade, e sabemos que isso não lhe é particular, o desenvolvimento claro de um dos tripés do ensino superior, a saber, ensino pesquisa e extensão, o que deveria se dar de maneira concatenada.

       Este documento não tem como função o simples reclame, pelo contrário, busca demonstrar o desejo do corpo discente em participar da construção e manutenção do meio acadêmico em todos os sentidos que lhe pertence. Assim, propor a abertura do dialogo, para que juntos, os membros desta instituição, descubra e pratique formas de resgatar os valores da FCE.

Para uma ação de proposição sugerimos alguns pontos a serem refletidos: 

·        Uma maior aproximação dos professores para com os estudantes por meio de divulgação de seus trabalhos, de seus interesses acadêmicos, de suas linhas de pesquisa. Neste sentido pensamos ser valido um evento, semestral ou anual, que envolva os mesmo, na divulgação e debates das questões que lhes ocupam a atividade de pesquisa e orientação; 

·        Uma maior aproximação também do mestrado com o corpo discente, a qual pode se dar no mesmo molde da proposta anterior, divulgação de suas atividades de pesquisa mesmo antes de defesa de suas devidas teses; 

·        Divulgação dos grupos de pesquisas para que se faça possível o estudante perceber que a graduação não se resume à sala de aula, e que o professor exerce outras atividades que pode ser do seu interesse; 

·        Buscar desenvolver a cultura da pesquisa no estudante promovendo palestras, encontros com professores convidados, com professores da casa; 

·        Divulgar o programa de iniciação cientifica existente na universidade que se volta para o estudante de graduação, o PIBIC. Não somente a divulgação de datas de abertura de editais em murais, a existência do PIBIC, o que ele significa e qual a sua importância para a vida acadêmica, nesse sentido torna-se imperativo que todos os estudantes tenham ciência da sua real dimensão. Também as outras formas de envolvimento possível ao estudante com a pesquisa; 

·        Por uma maior participação dos professores no NEC, possibilitando assim maiores espaços para possíveis pretendentes a uma vaga, bem como a criação de novos núcleos que comporte áreas de pesquisa não tangenciadas pelo NEC. Faz-se necessário também estabelecer um critério de rotatividade no NEC, pois o que se percebe é um acumulo de semestres de um mesmo estudante, não possibilitando que outros estudantes desejosos tenham a oportunidade de participar de algo impar na faculdade; 

·        Estabelecer relação da faculdade coma a ACC – Atividade Curricular em Comunidade, bem como esclarecer a sua importância para o estudante, professores a sociedade, que é a mantenedora da universidade; 

        Claro que existem muitas outras coisas que aqui caberiam porem como este documento tem um caráter manifestação da vontade, achamos por bem suscitar a relação para, a partir de então, construirmos mais de perto todo o processo necessário para movimentarmos a nossa querida faculdade.

 

 

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