Com o propósito de procurar compreender e
interar-se a respeito do seu papel e o dos
professores no desenvolvimento da graduação em
Ciências Econômicas, os estudantes da faculdade
de Ciências Econômicas da UFBA vêm se
mobilizando no sentido de promover debates,
reflexões, duvidas e questionamentos. Este
documento tem como objetivo por a par os
departamentos, bem como todos os estudantes, que
por algum motivo ou por outro, não participaram
de duas reuniões ocorridas na sala da
congregação da FCE neste mês de abril.
É visível a apatia que toma conta da
nossa faculdade e a falta de relação existente
entre os seus membros constituintes, como o
corpo discente, docente. Há uma clara falta de
dialogo entre os estudantes da graduação e seus
professores, entre os estudantes do mestrado e
os estudantes da graduação. Falta informações
sobre o que acontece na realidade no ambiente
acadêmico, falta uma política agressiva de
fomento à pesquisa na graduação. Dentre o quadro
dos professores existente com formação de
doutoramento pouco se sabe de seus trabalhos
desenvolvidos, de suas linhas de pesquisa, de
seus interesses enquanto elite pensante da
sociedade. Não se observar claramente os
critérios de licenciamento dos docentes para
servir os diversos governos, federal, estadual e
municipal. Neste particular, só percebe-se a
saída de capital humano e não se observa um
retorno para a instituição. Enquanto isso os
sedimentos que estrutura o curso de graduação e
mestrado se vai e a letargia se assenta no
comportamento tanto dos estudantes, quanto dos
professores. Malmente temos em nossa faculdade,
e sabemos que isso não lhe é particular, o
desenvolvimento claro de um dos tripés do ensino
superior, a saber, ensino pesquisa e extensão, o
que deveria se dar de maneira concatenada.
Este documento não tem como função o
simples reclame, pelo contrário, busca
demonstrar o desejo do corpo discente em
participar da construção e manutenção do meio
acadêmico em todos os sentidos que lhe pertence.
Assim, propor a abertura do dialogo, para que
juntos, os membros desta instituição, descubra e
pratique formas de resgatar os valores da FCE.
Para uma ação de proposição sugerimos alguns
pontos a serem refletidos:
·
Uma maior aproximação dos
professores para com os estudantes por meio de
divulgação de seus trabalhos, de seus interesses
acadêmicos, de suas linhas de pesquisa. Neste
sentido pensamos ser valido um evento, semestral
ou anual, que envolva os mesmo, na divulgação e
debates das questões que lhes ocupam a atividade
de pesquisa e orientação;
·
Uma maior aproximação também do
mestrado com o corpo discente, a qual pode se
dar no mesmo molde da proposta anterior,
divulgação de suas atividades de pesquisa mesmo
antes de defesa de suas devidas teses;
·
Divulgação dos grupos de pesquisas
para que se faça possível o estudante perceber
que a graduação não se resume à sala de aula, e
que o professor exerce outras atividades que
pode ser do seu interesse;
·
Buscar desenvolver a cultura da
pesquisa no estudante promovendo palestras,
encontros com professores convidados, com
professores da casa;
·
Divulgar o programa de iniciação
cientifica existente na universidade que se
volta para o estudante de graduação, o PIBIC.
Não somente a divulgação de datas de abertura de
editais em murais, a existência do PIBIC, o que
ele significa e qual a sua importância para a
vida acadêmica, nesse sentido torna-se
imperativo que todos os estudantes tenham
ciência da sua real dimensão. Também as outras
formas de envolvimento possível ao estudante com
a pesquisa;
·
Por uma maior participação dos
professores no NEC, possibilitando assim maiores
espaços para possíveis pretendentes a uma vaga,
bem como a criação de novos núcleos que comporte
áreas de pesquisa não tangenciadas pelo NEC.
Faz-se necessário também estabelecer um critério
de rotatividade no NEC, pois o que se percebe é
um acumulo de semestres de um mesmo estudante,
não possibilitando que outros estudantes
desejosos tenham a oportunidade de participar de
algo impar na faculdade;
·
Estabelecer relação da faculdade
coma a ACC – Atividade Curricular em Comunidade,
bem como esclarecer a sua importância para o
estudante, professores a sociedade, que é a
mantenedora da universidade;
Claro que existem muitas outras coisas
que aqui caberiam porem como este documento tem
um caráter manifestação da vontade, achamos por
bem suscitar a relação para, a partir de então,
construirmos mais de perto todo o processo
necessário para movimentarmos a nossa querida
faculdade.
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